Aquele que produz o alimento, aquele que transporta o desenvolvimento. O colono e o motorista comemoram nesta segunda-feira o seu dia. As origens da instituição do dia 25 de julho para homenagear colonos e motoristas são diferentes: para os motoristas, a escolha da data foi motivada pelo dia de São Cristóvão, padroeiro universal dos motoristas para a Igreja Católica. Já o dia do Colono foi instituído pela lei nº 5.496, de 5 de setembro de 1968, que estabeleceu o dia 25 de julho para homenagear os trabalhadores que vieram ao Brasil "colonizar, desbravar e produzir alimentos".
As datas não possuem relação entre si, contudo, os dois ofícios se completam constantemente. As duas profissões são fundamentais, constituindo-se como a base da economia nacional. A produção de alimentos e o transporte de bens e produtos Brasil afora não só garantem o feijão com arroz na mesa de cada brasileiro, como asseguram também a movimentação da estrutura econômica nacional.
Nesta data a Rádio e Portal Destaque Regional, fala dos nossos destemidos, das duas classes que lutam dia a dia, sem muito apoio e muito menos estradas pavimentadas adequadamente. Fato parecido na SC-135, ligando Porto União SC a Matos Costa SC, que a cada dia esta intransitável. Os nossos motoristas de hoje são guerreiros, batalhadores e indispensáveis. São eles que levam o progresso a todos os Estados brasileiros. Infelizmente, hoje é uma profissão que não é valorizada da forma como merece. Enquanto eles lutam para manter caminhões modernos e trabalharem da forma mais digna, nosso governo coloca suas vidas em risco com estradas cada vez mais intrafegáveis. Hoje, sofremos com a falta destes profissionais. Antigamente, o caminhoneiro passava o ofício para seu filho, hoje o próprio motorista não quer isso para seu filho. Nossos agricultores são uma vida, ë ele que batalha, sol a sol, enfrentando calor, chuva e muito frio, para sobreviver e matar a fome de muitos brasileiros. Não somente neste dia 25 , mas todos os dias do ano devemos agradecer estes heróis e heroínas pelo que fazem.para a nossa emissora, os motoristas juntamente com os colonos são os profissionais mais valiosos todos os dias.
Um produz o alimento, o outro transporta para abastecer mercados, e outras fontes de venda Brasil afora. Declaramos nosso carinho, aos nossos agricultores de Calmon, Matos Costa, Caçador, Timbó Grande, São Miguel da Serra, enfim de SC, do PR e do Brasil.