Na noite desta segunda-feira (11), a Polícia Civil de Caçador divulgou o balanço da operação realizada na noite da última sexta-feira, em estabelecimentos do município. A ação contou com apoio da Polícia Militar, Conselho Tutelar e do Comissário da Infância e Juventude.
De acordo com o Delegado Fabiano Locatelli, o objetivo da operação foi de intensificar a atuação preventiva e reprimir crimes em dias e horários que estatisticamente é registrado os maiores índices de ocorrências. Assim como fiscalizar a regularidade e o cumprimento das leis e normas de estabelecimentos comerciais como bares, boates e congêneres. No total foram abordadas mais de 400 pessoas. Quatro grandes estabelecimentos foram fiscalizados e mais de 30 veículos abordados e fiscalizados. Dois estabelecimentos foram fechados por estarem funcionando irregularmente. "Um fato de repercussão foi a fiscalização de uma danceteria no centro da cidade, onde constatamos várias irregularidades", detalhou o delegado.
Conforme informações, no local foram flagrados vários adolescentes menores de 16 anos desacompanhados de pais ou responsáveis. Além de menores de 18 anos sem portar documentos. Cerca de 20 adolescentes foram encaminhados até a Delegacia para comprovar a idade e para que os pais fossem recebê-los. "Desses, comprovamos que 8 estavam alcoolizados, sendo dois deles, um menino e uma menina de 15 anos, os demais 16 e 17", revelou Locatelli.
Os proprietários foram autuados administrativamente e conduzidos a Delegacia de Polícia da Comarca, onde foram indiciados pelo crime de fornecer bebida alcoólica para menores de 18 anos, crime previsto no art. 243 do ECA que tem uma pena de detenção de 2 a 4 anos e multa.
A multa administrativa pode chegar a 20 salario mínimos nesse caso. Ainda na danceteria do Centro foi constado que havia uma pilha de porcelanatos e materiais de construção impedindo a saída de emergência. Atuaram a operação 10 policiais civis das Delegacias de Caçador, Rio das antas e Calmon. 15 Policiais Militares, incluindo os policiais do expediente administrativo, radiopatrulha, agencia de inteligência e PPT. 3 Conselheiras Tutelares e um Servidor do Poder Judiciário.
De acordo com Locatelli, a programação anual conta com mais quatro operações até o final de 2016. O cronograma pretende fiscalizar todos os estabelecimentos da cidade, inclusive os que foram encontradas irregularidades serão novamente vistoriados.