Com a aproximação do centro de uma grande e forte massa de ar polar, o frio aumentou muito sobre o Brasil nesta quarta-feira. Como já era esperado, temperaturas muito baixas foram observadas no início da manhã em todo o Sul do Brasil. Praticamente toda da Região amanheceu com temperatura abaixo dos 10°C. Mas na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, do oeste e do sul de Santa Catarina e no sul do Paraná, esta quarta-feira amanheceu com temperatura abaixo de 6°C.
Até às 8 horas, a menor temperatura medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia era de 1,1°C abaixo de zero em Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra catarinense. Esta cidade está a 1790 metros de altitude. Às 8 horas, a temperatura ainda estava 0,8°C abaixo de zero.
As menores temperaturas no Sul até 8 horas foram:
Bom Jardim da Serra (SC): -1,1°C
São José dos Ausentes (RS): 1,3°C
Inácio Martins (PR): 2,8°C
Neve e geada
Na manhã desta quarta-feira, observadores meteorológicos na serra catarinense já comentavam da ocorrência de chuva congelada ou chuva congelante. Este fenômeno é o congelamento da chuva líquida que precipita da nuvem. O congelamento ocorre durante a passagem das gotas de água por uma camada de ar, entre a base da nuvem e o solo, que está com temperatura abaixo de zero.
O frio permanece intenso ao longo desta quarta-feira e também neste quinta-feira. Há uma possibilidade de queda de neve a partir da noite desta quarta e na madrugada de quinta, dia 28 de abril.Calmon SC, a temperatura poderá chegar a -2 graus negativos, já em Matos Costa SC, poderá alcançar uma temperatura de de até -4 graus negativos. A sensação térmica poderá chegar a 14 graus; negativos.