Na tarde de terça-feira, dia 29 de agosto de 2.017, a Policia Civil de Matos Costa, D.I.C (Divisão de Investigação Criminal) de Porto União, todos coordenados pelo delgado Vinicius Buratto Iunes, com apoio da Policia Militar de Porto União através do P.P.T, realizaram cumprimento a um mandado de busca e apreensão EM UMA RESIDENCIA LOCALIZADA NO INTERIOR DA CIDADE DE Matos Costa SC, tendo sido encontrado duas armas de fogo e diversas munições.
Foi apreendida uma espingarda calibre 36, com dez munições do mesmo calibre, um revólver calibre 38 com sete munições do mesmo calibre. O mandado segundo o Delegado Maurício foi expedido pela Justiça Pública da Comarca de Porto União, por solicitação do Delegado da Policia Civil em um inquérito policial que investigava o crime de disparo de arma de fogo, ocorrido a cerca de 50 dias na cidade.
Após as buscas, o autor foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, tendo sido liberado após o pagamento de fiança.
No mesmo dia, a Policia Civil visitou o Diretor da Escola de Educação Básica Dom Daniel Hostin, Jairo Celso Weingartner, conversando sobre questões do Colégio e a segurança pública.
Ainda no final da tarde em continuidade nas operações, as policias realizaram diversas abordagens na cidade e realizaram vistorias nos bares da cidade.