Na tarde de quarta-feira, dia 27 de novembro, por volta das 16h45, a médica da cidade de Matos Costa DRª Karine Pereira Reis, acompanhada dos Bombeiros realizou um trabalho de parto dentro da viatura. O fato que emocionou a todos, ocorreu a caminho Hospital de Caçador. Ao conversar com nossa reportagem a médica destacou que realizou o parto, tirou o cordão umbilical que estava em volta do pescoço da criança e realizou o clampeamento, com o auxilio dos bombeiros.Segundo a médica que trabalha de segunda a quinta na UBS de Matos Costa, o bebe nasceu com mecônio, que é a primeira evacuação do recém nascido. A dequitação da placenta também foi retirada com facilidade. O bebê é uma menina saudável.
DRª KARINE COM A BEBÊ.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma situação em uma casa de Matos Costa e ao chegar no local encontrou uma mulher de 39 semanas de gestante, a qual estava com contrações de 3 em 3 minutos. Ela foi encaminhada ao Posto de Saúde de Matos Costa, sendo confirmada a dilatação completa e decidido encaminhar a mulher para o hospital de Caçador.
(Dados Diário Rio do Peixe)
No entanto, durante o trajeto a mulher entrou em trabalho de parte e o bebê nasceu dentro da viatura. A mãe e o bebê foram entregues no hospital de Caçador de Maicé e passaram por avaliações, sendo confirmado que o estado de saúde da mãe e do bebê era bom.
A Médica DRª Karine falou da emoção em ver uma vida vindo ao mundo com saúde, nestas horas ela tem mais orgulho da profissão que escolheu.
O CARINHO DA JOVEM MÉDICA.
Em conversa com o jornalista JB a Médica destacou o momento:
"ERA 17: 16 QUANDO OS BOMBEIROS CHEGARAM NA UNIDADE DE SAÚDE DE MATOS COSTA, SOLICITANDO AVALIAÇÃO MÉDICA DE UMA GESTANTE DE 39 SEMANAS QUE ESTAVA COM DOR, AVALIEI A MESMA DENTRO DA AMBULÂNCIA E EVIDENCIANDO GRAU DE ENCAIXAMENTO CEFÁLICO-PÉLVICO E DILATAÇÃO COMPLETA DO CANAL CERVICAL, A BOLSA NÃO TINHA ESTOURADO. DE IMEDIATO COMUNIQUEI QUE IRIA ACOMPANHAR A VIATURA ATÉ O HOSPITAL. NA SAÍDA DE MATOS COSTA PERTO DA GRUTA O BEBE NASCEU, PEGUEI EM MINHAS MÃOS E DE IMEDIATO PERCEBI QUE O CORDÃO UMBILICAL ESTAVA EM DUAS VOLTAS NO PESCOÇO, RETIREI COM TODA AGILIDADE E SENSIBILIZAÇÃO E COMECEI A RETIRAR O EXCESSO DE MECÔNIO QUE HAVIA NAS VIAS RESPIRATÓRIAS E NO CORPO E ASSIM HOUVE O CHORO VIGOROSO DA CRIANÇA, REALIZEI O CLAMPEAMENTO E CORTE DO CORDÃO UMBILICAL E FIZ O PRIMEIRO CONTATO DO BEBE COM A MÃE, COLOQUEI NO TECIDO ESTERILIZADO E NA MANTA TÉRMICA PARA MANTER O CALOR E NÃO TER COMPLICAÇÕES. FOI ENTREGUE AO HOSPITAL MAICE AS DUAS PACIENTES ESTÁVEIS E RETORNAMOS A UNIDADE DE SAÚDE POR VOLTA DA 7 HORAS DA NOITE". Completou.