A Assessoria de Imprensa do Município de Matos Costa, repudia veemente, e afirma que, durante este período eleitoral determinados setores e, recentemente, algumas pessoas realizaram denúncias anônimas a Policia Civil, destacando o uso de armas de fogo. Estes vêm insinuando de maneira covarde ou afirmando categoricamente que estavam sendo guardadas armas de fogo no interior do Centro da Terceira Idade.
A falsa afirmação por parte da pessoa que realizou a denúncia destacava que "armas" estavam guardadas no referido local. Devemos esclarecer que não são armas e sim Réplicas, para uso no curso de teatro do Contestado, que em breve será encenado em Matos Costa.Fatos deste gênero são totalmente mentirosos, feitos por pessoas ou que nada entendem de teatro, de armas ou simplesmente para prejudicar este ou aquele. Difamações, insinuações injuriosas e inverdades não fazem parte da nossa prática.
Saibam que o teatro, pode usar peças simuladas para que a obra seja encenada com a maior clareza possível. Para nossos amigos(as) e pessoas que nos conhecem, nem precisaria publicar isso, mas quem não conhece pode acreditar nas mentiras e amigos dessas pessoas oportunistas. Estivemos no local acompanhando, e fotografamos as "famosas armas" descritas na denuncia, peças de teatros que não saem chumbo e sim história e alegria para quem realmente entende de cultura. Peças que estavam enroladas em uma bandeira do Contestado, que acreditamos que as pessoas da denuncia jamais a presenciaram, pois não conhecem sua própria história.
Em geral pessoas tentar denegrir a imagem do outro para encobrir seus próprios erros e crimes. Fica claro isso diante das fotos. A Policia Civil, realizando seu papel, esteve no local e comprovou que foi uma denúncia falsa e realmente se tratava de peças para usos em teatros e escolas de artes. "Armas" feitas de madeira,algumas com canos de alumínios.
Chamamos atenção para a responsabilidade ética dos que difundem essa opinião caluniosa ou se omitem diante da difamação aplicada a um local público, pessoas e demais que trabalham em prol do bem estar comum.
Assim, mais uma vez, sugerimos, antes de realizarem denúncias mentirosas, tomem conhecimentos de fatos. Denunciem sim, erros que acontecem todos os dias por alguns que permanecem escondidos atrás da cortina da desonestidade!!!
NOTA DO ARTISTA E PROFESSOR DE TEATRO LÍCIO FERREIRA!
POVO de MATOS COSTA!
..."as armas que possuímos no projeto da Escola de Teatro, está na intenção de preservar a nossa história, de poder contar fatos do CONTESTADO, para a geração contemporânea, por meio da linguagem teatral. O TEATRO, que surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, ainda na Pré-História, serviu de manifestações religiosas para as civilizações antigas como: EGITO, MESOPOTÂMIA, PÉRSIA, TURQUIA, ÍNDIA, CHINA , JAPÃO. Ganhou notoriedade e destaque social, cultural e político, na GRÉCIA ANTIGA e IMPÉRIO ROMANO, 500 anos a. C (antes do nascimento de CRISTO). Na idade média espalhou-se por diversos lugares do mundo, graças as ações de artistas que mesmo marginalizados pelos governantes, viviam em cidades e cidades, difundindo o circo, a dança, a música, o teatro. Durante vários séculos, a manifestação artística teatral foi proibida. Mesmo assim, o Teatro, permaneceu graças à perseverança de muitos: WILLIAM SHASKEPEARE (o maior dramaturgo de todos os tempos); GIL VICENTE, FEDERICO GARCIA LORCA, VICTOR HUGO, VOLTAIRE, LIÉV TOSTÓI, JAMES JOICE, TENNESSEE WILLIAMS, GABRIEL GARCIA MARQUES, JOSÉ DE ALENCAR, MACHADO DE ASSIS, CLARICE LISPECTOR, NELSON RODRGIGUES, PLÍNIO MARCOS, tantos outros que ficaram eternizados por sua contribuição para com o teatro.
Há 30 anos faço parte deste mundo fascinante do teatro. Até pouco tempo, jamais pensei que poderia um dia estar desenvolvendo um projeto teatral numa cidadezinha tão pequena, como MATOS COSTA. Improvável isso, até então. Mas, alguém acreditou no meu trabalho, me deu todas as condições para que o projeto fosse desenvolvido. E o resultado aí está. É o segundo ano que temos a ESCOLA DE TEATRO DE MATOS COSTA. Nesse tempo acabei descobrindo um grupo de crianças e adolescentes talentosas, que cada dia estão entendendo que tudo é possível, se houver preparação para enfrentar as diversidades da vida. Não sei se a Escola de Teatro, formará atores profissionais no futuro. Uma certeza existe, e esse é o maior legado da nossa escola: A ARTE POPULAR É OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL. Isso jamais iremos desistir do sonho! Todos devem ter oportunidades para seu desenvolvimento cognitivo. Temos a certeza que essas crianças e adolescentes, serão cidadãos diferentes na sociedade. Serão críticos, sonhadores, empreendedores, competitivos, felizes. Já posso assegurar que os primeiros sinais estão aparecendo. A Arte nós dá esse entendimento, quando mergulhamos no seu Universo Fascinante.
Um dia sonhei, e fui atrás deste sonho. Queria ver o teatro na Metrópole Mundial da Arte, NEW YORK. Durante os anos de estudo lá, o sonho se voltou para o retorno ao Brasil, justamente para a região onde nasci. A dimensão do meu sonho no passado, quando vivia fora do país, tem a mesma importância de concretizar o projeto da Escola em Matos Costa.
Por isso, lamento muito o ocorrido em relação à essa falsa denúncia sobre as possíveis armas que estavam sendo guardadas no Centro de Convivência da 3ª Idade.
Essas réplicas de armamento do Contestado, foram criadas pelo artista plástico Roque Correia, sem dúvidas parecem verdadeiras.
Aproveito a oportunidade para convidar a população que venha conhecer o projeto da ESCOLA DE TEATRO DE MATOS COSTA, ele é inédito e transformador. Em 2016, estamos montando a peça teatral "O CONTESTADO", texto de Romário Borelli. Essa peça já foi montada diversas vezes pelo Brasil, acredita-se que mais de 1000 atores já representaram esse espetáculo. Seu autor, Romário Borelli, nasceu na localidade de Lança, interior de Porto União. Borelli, viveu exilado na França, período da ditadura. Nesta época começou escrever O Contestado. Esse trabalho faz parte do conteúdo pedagógico do Curso de Formação de Atores, em Matos Costa.
Finalizando, convido à você denunciante ou (os), que dá próxima vez trate de conhecer detalhadamente as atividades que estão sendo desenvolvidas em Matos Costa.
Não passe sua vida apenas achando que pode ser. Sonhe, acredite neste sonho....próximo passo, não fique só sonhando! Corra atrás do seu sonho, e ajude que outros sonhem , também. É desta forma que vamos transformando a sociedade, o mundo, nós mesmo!
Logo estaremos estreando a peça teatral O CONTESTADO, texto de Romário Borelli, direção de Lício Ferreira.
Então, "NÃO CONTESTE O CONTESTADO, SEM SABER SUA RAZÃO", frase de Romário Borelli.".
O Contestado de Lício Ferreira.