Durante o dia 13 de agosto, Porto União recebeu o XXVI Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, (Cinfaban).O concurso teve início às 9 horas da manhã e seguiu até a noite.Esta é a edição de número 26 na cidade de Porto União, o evento é conhecido nos estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A organização é do professor e maestro José Carlos Gonçalves, junto a sua esposa Berenice Gonçalves. Segundo Gonçalves o evento já teve participação de várias bandas e fanfarras de São Paulo e Rio de Janeiro.
Gonçalves destaca a satisfação em ver seus amigos de Santa Catarina e do Paraná. "Esse é o evento mais antigo desse tipo da região, e traz para a nossa cidade pessoas dos mais diferentes locais de Paraná e Santa Catarina. É um evento grandioso que movimenta culturalmente nosso município", diz. O concurso teve participação de seis corporações locais e 28 apresentações de outros municípios.
Fanfarra Gralha Azul de General Carneiro é campeã pela oitava vez
Os musicistas, comandados pelo maestro Ossimal Costa, buscaram seu oitavo título interestadual. A corporação musical gralha azul, do colégio CEPAN, participou no ultimo sábado, 13, do XXVI CINFABAN (concurso interestadual de fanfarras e bandas) em Porto união SC, no qual se tornou pela oitava vez campeã em sua categoria. Musical 1° Mor de comando 3° e baliza 2°, disputando com vários concorrentes. Uma disputa difícil, mas saindo com a vitória. Com as músicas "piratas do caribe" e "poutt pouri Fábio Júnior"
Jovens da LIRA DO CONTESTADO, que trabalha com mais de 30 PESSOAS, entre crianças e adolescentes, também participou e venceu em duas categorias, troféus foram dois, UM DE PRIMEIRO LUGAR E OUTRO DE TERCEIRO LUGAR. Foi a sétima a se apresentar pela manhã, Fanfarra Lira do Contestado, categoria: Banda Percussão com Instrumentos Melódicos, infantil II, nesta categoria a fanfarra foi campeã.
A linha de frente ficou com o terceiro lugar. O professor, maestro e músico Robson Castilho, disse que foi emocionante, para ele e para os jovens que seguiram a Porto União SC, apenas para participar e de repente trazem dois troféus, as lágrimas caíram, tanto das crianças, e das pessoas que acompanhavam. A Secretária de Assistência Social Elisângela Tibes disse que a alegria foi muito pelo esforço das crianças e pelos prêmios conseguidos.
Robson disse que os caboclinhos de Matos Costa, pareciam os caboclos do Contestado, enfrentando os soldados em campo aberto, eis o porquê, o nome, LIRA DO CONTESTADO.
" Houve momentos, das crianças que gritavam, somos de Matos Costa, em seguida fotografaram na praça do Contestado, nos braços de São João Maria.