Por volta das 18 horas da segunda-feira dia 18, a propriedade do senhor Denilso Gregório foi assaltada, momento em que Daiana Do Nascimento Martins, esposa do proprietário, estava sozinha no local. Ela se preparava para ir a escola estadual da cidade, onde cursa o terceiro ano do ensino médio. Ao sair da casa para fechar as portas do galpão, foi surpreendida por dois homens encapuzados que a renderam e solicitaram que ela entrasse em casa e entregasse dinheiro e armas. Diante da negativa da mulher que afirmava não ter armas e nem dinheiro em casa, foi espancada, além de puxarem violentamente pelos cabelos. Uma arma de fogo foi apontada para sua cabeça, momento em que um dos bandidos solicitou ao comparsa para que "estourasse os miolos"da mulher.
Com gritos eles continuaram a pedir por dinheiro e armas, a mulher foi trancada em um dos quartos da casa, em pânico acreditando que seria morta. Neste ínterim, ouviu um veículo se aproximando do local, era um carro do transporte escolar. Neste momento Daiana quebrou um dos vidros da casa e gritou por socorro, afirmando para o motorista que estava sendo assaltada. O motorista foi em seu socorro,quando avistou os dois homens correndo da interior da casa. Daiana foi socorrida pelo motorista e encaminhada para cidade, onde procurou pela policia e o marido que estava em uma sessão do Legislativo Municipal, onde exerce o cargo de vereador. Daiana acredita que seria morta, pois reconheceu um dos assaltantes, o que salvou sua vida foi a chegada do veículo do transporte e do motorista que a auxiliou. Após contato com o Copom de Porto União SC, a viatura com o Cabo PM Gabriel Mauricio Novinsk, seguiu até o local, onde iniciou os trabalhos, em seguida a guarnição recebeu reforços, e prestou apoio a família, realizando a busca dos meliantes nas redondezas. O investigador Edenis, da Policia Civil esteve no local colhendo informações.
A Policia busca pelos bandidos que conseguiram fugir, acreditam que os mesmos estejam envolvidos em outros roubos que estão acontecendo na cidade, e principalmente no interior da município. Matos Costa, Calmon e região vem sofrendo com uma constante onda de assaltos.
A Administração Municipal de Matos Costa SC, esteve conversando com o comando da Policia Militar da Comarca de Porto União, da qual o município pertence, em busca do aumento de efetivo policial, quando foi enformado que todas as cidades estão em falta. A Administração afirmou que vai continuar buscando alternativas para acabar com a criminalidade no município.