(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

História

JORNALISTA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO CONTESTADO.

FINALMENTE RECONHECIDO.

Publicada em 24/10/19 às 13:54h - 622 visualizações

por Rádio Destaque Regional


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Destaque Regional)


Na quarta-feira dia 23 de outubro, as 19 horas a Câmara de Vereadores de Calmon, realizou a entrega de homenagens, denominada CIDADÃO DO CONTESTADO. Em 2010 a lei foi apresentada pelo então vereador Luiz Milani, e tornou-se uma das atividades anuais do Legislativo calmonense. Nove pessoas foram homenageadas, entre eles o jornalista e pesquisador João Batista, que desde 1.994 pesquisa a história de Calmon e região. Em 2012, os vereadores Luiz Milani e Alcebíades dos Anjos apresentaram um projeto para que o jornalista recebesse o titulo de cidadão honorário de Calmon, homenagem esta que foi rejeitada pela comissão que continha os seguintes vereadores na época, Giovani Gregório, Neiva Koch e José Travisani. Apenas a vereadora Neiva votou a favor. Na época a imprensa noticiou:

 HOMENAGEADOS.

"A Câmara de Vereadores de Calmon rejeitou o projeto que concede o título de Cidadão Honorário ao jornalista e escritor João Batista Ferreira dos Santos, o popular JB. Ele disse que já esperava tal decisão”. A priori, entendo que o único óbice legal reside no fato de que o João Batista é nascido em Calmon (SC), o que não impediria que aquele título fosse substituído e conferido como Titulo de Cidadão Benemérito. Todavia, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Calmon, no exame da proposta, decidiu por maioria de votos, de maneira simplista, rejeitar o referido Projeto, “tendo em vista que não atende aos preceitos da Legislação Municipal e, aos interesses públicos”. Não o conheço pessoalmente, mas o seu valor é público e notório, “pela luta em prol do resgate da história de Calmon e do Contestado”. Porquanto, o João Batista é o líder do Grupo Resgate, de Calmon, que tem amealhado muitos objetos “perdidos” na conhecida “guerra cabocla” e encontrados durante os seus 18 anos de existência. Além disso, o João Batista já recebeu quatro Moções de Aplausos que lhe foram conferidas pela Câmara de Vereadores do Município de Matos Costa (antigo São João dos Pobres), sendo as três primeiras em nome do Jornal Destaque e a última, em 2010, pelo lançamento do livro-reportagem “A História de Calmon na Guerra do Contestado”, lançado em 2009, em parceria com a Fundação Municipal Centro Universitário de União da Vitória, a antiga FACE. (Já está prometido o livro “Narrativas e Histórias de um Povo”). Na ocasião, o vereador proponente afirmou textualmente: – “Sei da luta e da trajetória de vida do JB que se tornou um jornalista profissional, sem esquecer a sua origem.

Vereador Ademar com o homenageado João Batista.

Desta vez o vereador Ademar Locatelli(Tatinho) (PDT), apresentou o nome do jornalista para que recebesse este titulo.

Além do jornalista, mais nove pessoas também receberam:

 Adãoxílio de Godói, Edson Luiz Carneiro, Sidney Lopes, Giovane Gregório, Sebastião Bandeira, o ex-prefeito de Matos Costa Nelson Castilho, Francisco  Cardoso dos Santos e Soili Vezaro.

Em seu pronunciamento, JB se lembrou da discriminação sofrida e ofereceu a homenagem ao saudoso amigo Mauri Araújo, caboclas e caboclos e, ao grupo resgate que desde 1.994 resgata a história e homenageou muitas pessoas em Calmon.

Além do Prefeito de Calmon, Pedro Spautz, estava presente o Prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto(PT), que parabenizou a iniciativa dos vereadores, destacando um por um dos homenageados. Em sua fala Ribas agradeceu o apoio que recebeu no passado de Loiva e Mario Vezaro que o acolheram em sua casa quando começou a lecionar em Calmon. Com Ribas estavam presentes o Secretário de Saúde Olavo Ribas e o empresário Marinaldo.

Estavam presentes os vereadores José Marques(Presidente), Ademar Locatelli, Alcebíades dos Anjos, Antonio de Almeida,Arcida Godói, Luiz Carlos Oliveira, Roberto Campagnaro e Silvana Rebelin.

Além de autoridades, estavam presentes familiares dos homenageados, com o jornalista estavam presentes a Fotógrafa  Jayne Ferreira (filha), a esposa Lúcia Kinal dos Santos e netos Davi e Isabelli dos Santos.

Da Câmara:

A Câmara Municipal de Calmon aprovou na ultima segunda-feira 07 Decreto Legislativo que Concede Título de Cidadão do Contestado no ano de 2019 e da outras providências

O presente projeto de Decreto tem como objetivo, prestar homenagem concedendo o Título de Cidadão do Contestado, aos munícipes que com seu trabalho prestaram serviços relevantes, para o engrandecimento do nosso município.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1194386
Usuários Online: 59
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,