(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

História

BODAS DE OURO DE ANTENOR E MARIA LEONOR.

FESTA REUNIU VÁRIAS PESSOAS ENTRE PARENTES E AMIGOS.

Publicada em 22/01/18 às 18:18h - 2127 visualizações

por Rádio Destaque Regional


Compartilhe
 

Link da Notícia:

ANTENOR E MARIA LEONOR COM OS FILHOS PATRÍCIA E SEBASTIÃO.  (Foto: JAYNE FERREIRA.)
A HISTÓRIA DE ANTENOR E LEONORA RIBEIRO.
Seu Antenor, dona Leonora, dia 20 de janeiro de 2018, é uma data especial, afinal, passar cinquenta anos casados é uma demonstração de grande sabedoria e generosidade, pois nem todo mundo consegue absorver compreensivamente as lições da vida, nem todo mundo é capaz de fazer abdicações, de se comprometer com alguém, com filhos, com família. Essa é uma realização de poucos, e esses poucos são escolhidos de Deus. Para falar dessa data, sinto que preciso voltar no tempo.

A história de Antenor Ribeiro  nascido na Comunidade Jangada, filho da senhora Pureza e Sebastião Ribeiro Alves, e Leonora Ribeiro, nascida em Passo Fundo RS, filha da senhora Jardelina Feijó e  Otacílio Joaquim dos Passos. Esta história remete-se ao tempo de meninos, onde ajudavam os pais nos afazeres do dia a dia. O tempo e a história nos remete aos anos de 1.959 a 1.960, quando por uma trajetória do destino,   na movimentada comunidade, Vila da Serraria Grande, acontece um casamento. La  estavam os familiares de Antenor, e os familiares de Leonora.  A festa transcorre normal, mas um jovem chama a atenção da linda jovem Leonora. O  olhar da moça remexe o coração do jovem Antenor, que bastante incomodado olhava para a jovem. Neste dia acontece o primeiro contato, que mais tarde os leva ao namoro. No mesmo dia o irmão de Antenor, Florêncio conhece a irmã de Leonora, a jovem Catarina Feijó dos Passos.Chega o ano de 1.968, propriamente no dia 20 de janeiro, uma linda festa acontece para unir o jovem casal.Dois casamentos, de dois irmãos , com duas irmãs. Época difícil para casar, mas nada impossível para o casal trabalhador, ele Antenor, empregado da celulose Irani, ela, Leonora, uma competente dona de casa. O trabalho, segue , o amor a cada dia aumenta, até que vem o primeiro filho, Adão Leocir. A alegria foi grande, mas Deus os presentearia com mais seis filhos, sendo eles, Sebastião, Ivonete, Neide, Eni, Divair e Patricia. 


O trabalho pesado na celulose Irani, era o ganha pão de Antenor, enquanto trabalhava a esposa cuidada e educava os filhos. Naquela época, apenas o rádio era o melhor meio de comunicação, pelo rádio conseguiam saber o que acontecia no Brasil. Lindas músicas  embalavam as noites frias de inverno, as vezes regado de um café quente, carne de porco, canjica com leite, torresmo, bom vinho e o inesquecível pinhão. O casal,  além do trabalho em casa e na celulose, calejavam as mãos nas lidas na roça, de onde retiravam mais uma parte da alimentação. Tempos difíceis, com sol, chuva, nos verões quentes e nos rigorosos invernos, em meio as frondosas araucárias , ali estavam eles, trabalhando sem parar. Com muita força de vontade os filhos foram crescendo até que chegaram os netos, sendo 15, destes já os presentearam com dois bisnetos, sendo eles,  Sthefanni e Enzo.
Para seus filhos e filhas vocês são um exemplo e uma inspiração.Hoje, podem dizer que as coisas eram bastante difíceis naquela época, coisa que provavelmente nem conseguíam perceber de verdade, mas não faltavam cuidados e atenção, tanto materna quanto paterna. Eles afirmam que ainda ouvem  a mãe proibindo de fazer traquinagens, e nada de crianças  fora de casa. Aí de quem desobedecesse.Mas eles riam muito, viviam intensamente aqueles dias, curtiam com muito gosto aquela vidinha mansa e despreocupada da infância, aqueles brinquedos de madeira, frutas, bolinhos,café com leite, frango caipira, milho verde, até k-suco, que hoje, dizem, mancha o pulmão, que nada! Os pulmões vão muito bem, obrigada! 
Seus filhos e filhas afirmam, que voces seu Antenor e dona Leonora,  deixaram registrados em suas memórias o exemplo de firmeza de caráter e de respeito uns pelos outros, a idéia de união familiar e de um laço muito forte de amor. Eles tem  certeza, porém, que o amor que os une é mais forte que qualquer situação negativa que por ventura tenham vivido. Os valores que voces seus  pais imputaram a eles e elas, fizeram deles pessoas do bem, corajosos, capazes de ir à luta pelos seus ideais, com dignidade, sem pisar em ninguém, usando como armas a justiça, a verdade e o bom caráter.
Voces, na particularidade de suas essências, lhes deram relevantes exemplos: a mãe dona Leonora, sempre corajosa e audaciosa, infinitamente forte e batalhadora, que jamais se cansava, nem desistia de lutar para melhorar a suas vidas, para ver seus filhos saudáveis, formados, com uma profissão digna com que pudessem viver; o pai,seu Antenor com esse jeito suave, às vezes cansado, encontrava tempo para seus filhos,  confiava na força da mãe coragem, apoiava suas idéias e acalmava  inquietações das filhas e dos filhos.
Seus filhos cresceram, foram adolescentes normais, que queriam viver e curtir as festas, namorar, ter roupas bonitas, andar na moda, como quaisquer outros. Entretanto, éram muitos e a coisa ficava difícil.
Hoje, na posição deles, sentem-se triste pela tristeza que provavelmente voces sentiram por não poder  dar ,  a eles, muitas vezes aquilo que queríam, Sabem porém,  o quanto é triste para um pai ou mãe ver seu filho desejar algo e não poder lhe satisfazer o desejo.
Seus filhos, sua famíliam querem  lhes dizer, agora, que o que vocês  deram a eles foi muito melhor! Vocês ficaram ao  lado, todo o tempo,  deram grandes exemplos, ajudaram a crescer, nunca os abandonaram, os amaram (e amam) incondicionalmente e trilharam os melhores caminhos para que neles pudéssem seguir.
Hoje, são todos adultos. E, sem hipocrisia, afirmam que foram muito felizes com vocês, até mesmo os puxão  de  orelhas, hoje parecem carinhos, porque sabem o quanto é necessário ser firmes com crianças e jovens adolescentes. Imaginem estar com sete filhos?
Vocês foram bravos guerreiros e seus filhos só tem que lhes agradecer e dizer do imenso amor. Tomar como exemplo essa coragem de estar juntos por cinqüenta anos, com amor, com alegrias, mas também com preocupações, porém, sem nunca desistir de continuar juntos e "abraçados" a essa causa digna e necessária que é a valorização da instituição família; sabem que casamento não é só alegria, é também abdicação, medos, mágoas, desencontros e bastante sabedoria para saber retroceder e reconhecer que o que importa na vida é viver com intensidade tudo aquilo que nos propomos a fazer.
Vocês são o melhor e o mais límpido espelho em que seus filhos, netos e bisnetos podem se  espelhar, por isso agradecem a Deus por ter lhes dado esse presente maravilhoso. Sabem que vocês sentem a falta nos seus dias atuais, pois nem sempre podem estar juntos, mas a vida é assim, os filhos não é exclusividade dos pais, eles crescem e criam asas, precisam ir para o mundo realizar sonhos. E é isso que estao fazendo, se realizando; mas creiam que o cordão umbilical continua imperceptível e eternamente,  prendendo a vocês. Que Deus abençoe suas vidas com saúde e serenidade para viver o tempo que vier e curtir a grande família que formaram: 07 filhos, 15 netos e 02 bisnetos (atualmente). São e serão para sempre um só coração, uma grande família abençoada por Deus.   
SEU ANTENOR, DONA LEONORA, PARABÉNS PELOS 50 ANOS DE CASADOS, VOTOS DE SEUS FILHOS, FILHAS, NETOS, BISNETOS, NORAS, GENROS, SOBRINHOS, PARENTES E AMIGOS QUE ESTÃO PARA LHES ABRAÇAR.                                                  

AUTORIA:
JOÃO BATISTA FERREIRA DOS SANTOS-JORNALISTA.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1194611
Usuários Online: 283
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,