RECONSTRUÇAO DA CAPELA DA GRUTA EM MATOS COSTA SC.
A agenda tratou da parceria, que visa a reforma na capelinha da cidade. A obra é uma construção da mãe da caçadorense, Cida Borghetti, devota de Nossa Senhora de Aparecida
O prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT), no dia 25 de março de 2.015, a mais de um ano, foi recebido no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, pela vice-governadora Cida Borghetti. A agenda tratou da parceria feita com o município, visando à reforma da capelinha de Nossa Senhora de Aparecida.
Na ocasião quem também aguardava o prefeito era a mãe da governadora, que desejava conhecer o chefe do executivo. Aproveitando a oportunidade a senhora Ires Anna Borghetti contou uma história da filha, que aconteceu a 51 anos, na Rodovia da Amizade entre Caçador e Porto União.
De acordo com Dona Ires, um acidente com ônibus da reunidas na curva onde fica a famosa "Grutinha", marcou a vida da filha ilustre. "Estávamos realizando uma viagem de Caçador a Porto União, para a inauguração de um restaurante, em 1965; eu estava grávida de sete meses. Infelizmente em uma das curvas próximo da cidade, o ônibus tombou em uma ribanceira, eu gritei: Nossa Senhora Aparecida nos acuda!". Contou a mãe, que não sofreu ferimentos, mas ficou preocupada com o bebê.
Durante a noite, Ires passou mal e pediu ao esposo que a levasse de volta para casa. "Ao chegar lá, solicitei a minha tia, que residia em frente a nossa casa para ir ao Hospital; quem me atendeu foi o excelente médico Dr Antão, expliquei a ele as dores", relatou. Ao examiná-la o médico encaminhou Ires para a sala de parto, pois segundo ele o bebê nasceria. "Era verdade, nasceu uma menina prematura pesando um quilo e poucas gramas. Lembro que o doutor Antão disse; nasceu o nosso bebê, a bonequinha".
Depois de alguns dias no hospital em Caçador mãe e filha receberam alta e foram levadas para casa. Com objetivo de cumprir a promessa em virtude da graça atendida, alguns dias depois, Ires mandou construir uma capelinha no local onde tombou o ônibus. "Com o tempo verteu água do morro, onde atualmente tem água a vontade. Em razão disso, dei o nome a minha filha de Maria Aparecida, e colocamos na capelinha a imagem de Nossa Senhora Aparecida", lembrou Ires Borghetti.
A caçadorense confirmou a história e demonstrou sua gratidão. "Acredito que a fé é muito importante, a devoção a Deus é o que nos move este amor à vida. A minha mãe, dona Ires, deu uma demonstração gerando 13 filhos. Em nome de nossa família, queremos restaurar esta capela e contar a história de 51 anos atrás", disse a vice-governadora. Atualmente as pessoas que passam pelo local, além de tomar da água pura aproveitam o lugar como ponto de turismo religioso.
Cida, caçadorense com orgulho
Nascida na cidade de Caçador em 18 de fevereiro de 1965, Cida Borghetti adotou o Paraná como sua terra. Filha dos descendes de imigrantes italianos, Ires Anna e Severino Ivo Borghetti, Cida veio ao Paraná com apenas dois anos.
Seus pais eram pessoas tangidas pela fé, geradores e educadores de 13 filhos. Cida é a décima entre os irmãos. Em Curitiba, eram proprietários do restaurante Casagrande, situado no bairro das Mercês o local era conhecido pela acolhida generosa.
Empresária, jornalista, deputada federal e presidente estadual do PROS, Cida é formada em Administração Pública, com especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou na política como militante do PDS jovem do Paraná. É casada com Ricardo Barros e tem uma filha, Maria Victória Borghetti Barros.
Cida Borghetti é reconhecida nacionalmente pelo trabalho pela saúde preventiva e em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes. É autora da Lei do Dia de Luta contra o Câncer de Mama, comemorado no dia 27 de novembro, a data mobiliza milhares de pessoas em todas as cidades paranaenses e em diversas regiões do Brasil.
O deputado Federal Ricardo Barros, destinou através de projeto, valores para o Município de Matos Costa SC, para a reforma completa do atual ponto turístico a beira da rodovia. Ribas em viagem a Florianópolis Garantiu junto ao DEINFRA a autorização para o uso do espaço Nas obras. "Estive em Florianópolis, segunda e terça-feira, 16 e 17 de Maio, com o Suplente de Vereador Olini, numa agenda de trabalho. Visitei no Deinfra cobramos do Diretor Delbi Canarim, informações sobre a paralisação dos serviços na SC 135 Matos Costa a Porto União, segundo o Diretor estão aguardando o Grupo Gestor autorizar um aditivo no contrato da empresa que ganhou licitação". Destaca o prefeito de Matos Costa.