(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

História

CALMON, 109 ANOS DE HISTÓRIAS.

No dia 03 de abril de 2.018. Calmon completou 109 anos com esta denominação.

Publicada em 03/04/16 às 16:24h - 1120 visualizações

por Rádio Destaque Regional/Grupo Resgate.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Trem de Ferro em frente a histórica estação de Calmon.  (Foto: Rádio Destaque Regional)
GRUPO RESGATE, ESTAMOS NA BUSCA DE HISTÓRIA!
Depois de doação de mais uma bicicleta, quatro membros do Grupo foram para estrada, no domingo dia 03 de abril de 2016, quando Calmon, completa 107 anos com esta denominação. Em abril de 2,018, Calmon completa 109 anos de historia, pena que nossos governantes não se interessam muito por isso.Lá no passado, em três de abril de 1.909, parava na Estação de Osmam Medeiros, o trem presidencial, trazendo o Presidente Afonso Pena e uma comitiva. Neste trem, estava Miguel Calmon Du Pinn e Almeida. Depois de uma rápida visita no povoado, Penna seguiu para a estação ferroviária, que deveria inaugurar. Para homenagear o Ministro de Obras e Viação, a denominou de ESTAÇÃO MIGUEL CALMON. Muitos nem sabem que existe esta data no calendário histórico deste município, fato levantado por nós. Para comemorar este dia, fotografamos vários locais que marcam a região. Nem todos os membros do Grupo conseguiram sair pela falta de, ainda, duas bicicletas.Obrigado vereador Alcebiades Dos Anjos, a sua doação já está servindo.
PARABÉNS CALMON PELOS 109 ANOS.
ALGUMAS AUTORIDADES, DEVERIAM "ACORDAR" OU LER MAIS, PARA SABER DESTA DATA.

-------
CALMON E SEUS 109 ANOS..... POUCO CONHECIDO!"

Corria o ano de 1.909, a estrada de ferro continuava ao seu destino, Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul. Quase todo o dia se ouvia na serra da Pirambeira ao Norte, e no Corte de Agrião do lado Sul, o resfolegar e o apito de uma Maria - fumaça, com vagões carregados de cargas e pessoas chegando a Osman Medeiros. A serraria da Lumber trabalhava a todo o vapor, os agentes corriam a fim de virar a chave para desviar o trem para as linhas auxiliares. O povo nas plataformas está bem vestido, a estação está enfeitada, parecendo um dia de festas. O trem que chega pela pirambeira é uma composição especial. Neste trem vem o presidente da República Affonso Penna, acompanhado de seus ministros entre eles, o da Viação e Obras Públicas, Miguel Calmon Du Pin e Almeida.

A segurança corre para proteger o chefe da nação. O presidente desce e cumprimenta a todos, faz algumas visitas pelo povoado e retorna para a estação onde a inaugura, dando o nome de Estação Miguel Calmon, em homenagem ao seu ministro, que ora lhe acompanha. Logo após as homenagens e cumprimentos, um trem parte de Osman Medeiros, com ele conduzindo o chefe da nação, indo direção a Taquaral Liso, onde aconteceu a inauguração de mais uma estação, desta vez, em homenagem ao presidente, denominando-se Estação Presidente Penna. O outro trem que parte para o lado de União da Vitória, parte não agora de Osman Medeiros, mas sim do povoado de Calmon, que recebera este nome neste dia, quando pela primeira vez, um Presidente da República visita o Vale do Rio do Peixe e propriamente a cidade de Calmon, a partir daquele dia, passaria por momentos bons e momentos ruins, e até os dias de hoje nenhum presidente voltou a pisar em Calmon, e poucas são as autoridades que se preocupam com este, que no passado, foi o centro das atenções.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1194470
Usuários Online: 143
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,