O Jornalista calmonense, João Batista, popular JB, foi o convidado pelo coordenador do Projeto Rondon da UDESC, Professor Alfredo Balduíno para palestrar sobre o Contestado e sua vida particular, no início do trabalho dos alunos(as), professores(as). O local do encontro foi antigo Seminário em Caçador.
O jornalista falou sobre o Contestado, o início da revolução cabocla, a Guerra em Calmon e Matos Costa, além da sua trajetória de vida. A palestra durou uma hora e meia, e na sequencia foi convidado para almoçar no Restaurante popular de Caçador, em seguida visita ao Museu do Contestado e concentração dos alunos(as) e professores(as) no Parque Municipal José Rossi Adami, local onde foi realizado uma caminhada até a Camara de Vereadores de Caçador, com a abertura oficial, que contou com várias autoridades, entre prefeitos*as), vereadores(as), secretários de vários municípios, reitoria da Udesc e de parceiros do Projeto Rondon.
O evento reencontro também contou com homenagem para a senhora Luiza Carlota Scheffer, que foi homenageada pelos rondonistas, pelo carinho com que ela atendeu os professores e alunos(as)em 2010.
A partir desta quarta os rondonistas estarão com o Projeto Rondon em todos os municípios da Amarp, entre eles Matos Costa e Calmon.
O Jornalista JB foi convidado especial para acompanhar o projeto em vários municípios, também representando o Município de Matos Costa. "Agardeço pelo convite da UDESC para falar para alunos, alunas e professores num projeto especial, foi uma honra para mim". destacou JB