Incra realiza mutirão para agricultores assentados no Planalto Norte
Assentamentos de Calmon, Matos Costa e Caçador serão atendidos
A Superintendência do Incra em Santa Catarina realiza, a partir da próxima semana (09/07), mais um mutirão do Programa Ação e Cidadania no estado, que se estende até 21 de julho em Calmon e Matos Costa, no Planalto Norte catarinense.
A iniciativa leva aos assentamentos dez servidores do Incra e dois técnicos das prefeituras municipais para viabilizar a aplicação de créditos, atualizar cadastros, efetuar vistorias para fins de regularização e emitir Contratos de Concessão de Uso, Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), espelhos dos assentados, cartas de anuência, entre outros.
O mutirão passará pelos assentamentos Putinga e Jangada, em Calmon, e São João, São João II, Santa Rita III, Nova Esperança, 13 de Outubro e São Roque, em Matos Costa. No total, quase 500 famílias assentadas poderão ser atendidas e a expectativa é de liberar pelo menos 150 créditos fomento mulher, no valor individual de R$ 5 mil, para investimento na produção.
Documentos
Para sanar pendências nos processos administrativos individuais de assentamento, efetuar defesas de notificações que geraram o bloqueio dos contratos e acessar benefícios, os agricultores devem preparar sua documentação pessoal para apresentação aos servidores.
Além dos serviços oferecidos em Calmon e Matos Costa, a passagem do mutirão no Planalto Norte entregará 33 Contratos de Concessão de Uso (CCU) a famílias do assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, em Caçador.
Este é o segundo mutirão do Programa Ação e Cidadania em Santa Catarina. O pioneiro, realizado em 2017 em Abelardo Luz, no oeste do estado, contabilizou cerca de 4,2 mil atendimentos realizados em favor de 936 famílias assentadas.
Servidores do Incra em mutirão realizado em Abelardo Luz.