A sexta-feira dia 29 de junho de 2.018foi marcada por mais um dia de resgates e gravação de filme nas terras contestadas, Matos Costa e Calmon SC. O professor e historiado da UEL de Londrina(Universidade Estadual de Londrina), Nilson Cesar Fraga,professores e cerca de 30 alunos, mas equipe de TV UEL, estiveram visitando o Contestado pela manha estiveram em Porto União onde realizaram visitas, chegando em Matos Costa, por volta das 12 horas, com um parada para almoço no Restaurante Panela de barro. As 13:30 foram recebidos pelo Prefeito Raul Ribas neto(PT), primeira dama Sonia Ribas, Secretárias Cleuza Tomacheuski, Rozeli Bendlin, secretário Dalton Fagundes, além da psicóloga Jéssica e o jornalista João Batista(JB).os alunos e professores, conversaram com o Prefeito Raul, onde perguntaram como ele conseguiu realizar ao lado do Vice-Prefeito Paulo, uma revolução na administração de Matos Costa. Ribas respondeu todas as perguntas, acrescentando que tem que ter amor pelo que faz, buscar soluções, sonhar e realizar, mas com a maior transparência, honestidade e principalmente trabalhar pensando no povo. Nilson Fraga agradeceu ao Prefeito Raul, destacando o trabalho da administração, acrescentando que cada vez que veio a Matos Costa, nesta administração sempre foi recebido pelo Prefeito Raul e pelo Vice Paulo.
Falou também do Projeto da UEL, onde quatro municípios foram convidados para participar e apenas dois responderam, Matos Costa e Lebon Régis, Timbó Grande e Calmon, não responderam as solicitações.
Após a visita o Prefeito Raul concedeu entrevista para o documentário sobre o Contestado, aos profissionais da TV UEL.
Em seguida os alunos visitaram os acervos do Museu Jossete em Matos Costa, onde foram recebidos pelos administradores, local onde gravado entrevista com Cleussete Marschalsk.
O Prefeito Raul colocou um ônibus e o motorista Carlos a disposição dos alunos(as), para visitar os pontos turísticos. No cemitério do Rocio, o jornalista e pesquisador João Batista, contou como surgiu a vila do Rocio, nos anos de 1.800, o cemitério cm mais de 158 anos e a história das constantes visitas do Monge João Maria de Agostinho. Os visitante ficaram maravilhados com a história. O local foi escolhido pela equipe da TV para gravarem as tomadas com o Jornalista JB, falando da sua vida de jornalista caboclo, de seus trabalhos na Rádio Destaque Regional, Kairós FM, Grupo Resgate e assessorias de imprensa e o próprio Contestado. É o quinto Filme que o jornalista calmonense participa em sua vida profissional.
JB GRAVANDO PARTICIPAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO DA TV UEL.
Após a visita no cemitério do Rocio, os visitantes se dirigiram até o Pocinho de São João, onde novamente foi contando a história do local, e da passagem do monge por aquelas terra. O final da tarde marcou o local, trazendo o verdeiro ar do Contestado, com um lindo por do sol, em meio as frondosas araucárias. No local Nilson Fraga e os alunos se maravilharam com a pureza da água e fizeram a foito oficial da visita. O filho do jornalista JB, Jones Ferreira foi o responsável pelas imagens colhida nos locais de vista e filmagens.
Já passado das seis horas, equipe e vistantes estiveram na Estação de Calmon, onde JB contou a história da cidade e da própria LUMBER, destacando que Calmon, no início do século XX era um povoado semi americano, em razão da forte presença dos americanos em solo Contestado.Nilson Fraga agradeceu ao jornalista e o filho Jones pela recepção e por ter acompanhado a equipe desde Matos Costa, acrescentado a importância do resgate e do envolvimento das autoridades neste processo visibilidade da história do Contestado. Em seguida os visitantes seguiram para Caçador, e no sábado dia 30 visitam Lebon Régis, Timbó Grande e o Museu de Caçador.
Agradecimentos ao vereador calmonense Alcebíades do Anjos, sempre apoiando as aço~es do Gripo Resgate e do Professor Nilson Fraga.Ao Jones Ferreira,Carlos Motorista, Prefeito Raul, Museu, restaurante e amigos que estiveram no Contestado e a TV UEL pelo convite em participar e contar a história do Contestado.