JAYNE FERREIRA.
O Município de Matos Costa SC é sem dúvida uma atração tanta em belezas naturais, quanto histórica, já que vem dos primórdios dos anos de 1.800, ainda quando existiam escravos, que foram libertos e construíram um pequeno povoado em terras cedidas pelos antigos patrões.
O então povoado que surgiu no final do século 19, possuía igreja, salão de baile e um cemitério. O Monge João Maria de Agostinho deixou sua marca no Município e no próprio povoado do Rocio, que com o passar dos anos recebeu o nome de São João dos Pobres em homenagem ao monge que frequentemente visitava o Rocio.
Atualmente os pontos turístico da cidade são: O Museu Jossete no centro da cidade, que recebe visitantes, o Cemitério Velho a beira da SC 135, a praça e jardim da Paróquia São João Batista, onde possui imagens, capela, o sino do Rocio em frente a igreja e o Monge João Maria talhado em madeira. Ainda o visitante pode visitar o pocinho de São João Maria, seguindo pela "Estrada da Paca", e o local onde morreu o Capitão Matos Costa em setembro de 1.914.
O Prefeito Raul Ribas Neto, depois que assumiu mantém os locais históricos, limpos, Pocinho, monumento e cemitério Velho.
Em junho, no dia primeiro, novamente o DRº Nilson Cesar Fraga, estará novamente na cidade pra mais um passeio de estudos e conhecimentos, com mais de 37 alunos e alguns professores da UEL de Londrina PR.
SINO DA IGREJA DO ROCIO ESTÁ PRESERVADO EM FRENTE A PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE MATOS COSTA.
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA.