O Contestado e a história estão de luto, morre o historiador, folclorista Vicente Telles, Já o Município de Irani perdeu uma das suas grandes figuras nesta quinta-feira, dia 28. O historiador Vicente Telles, 86 anos, estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Francisco e não resistiu. Ele faleceu depois de passar uma uma intervenção cirúrgica ainda quando estava em processo de recuperação do quadro clínico.
De acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura de Irani, Neiva Basso Zampieri, ainda na segunda-feira, dia 25, Telles foi internado com alguns problemas de saúde. Ele teria um tumor no intestino e metástase no fígado.
Vicente Telles foi um dos maiores pesquisadores sobre Guerra do Contestado, um dos episódios mais sangrentos de Santa Catarina. Ele incentivou a criação de museus e a manutenção do cemitério onde estão sepultados os corpos de "pessoas" influentes na época da guerra em Irani. Tudo às margens da BR-153, cruzamento com a BR-282.
Vicente Telles escreveu músicas, montou encenações teatrais, incentivou os estudiosos e, principalmente, fez palestras frequentes para crianças e jovens, sempre com seu acordeon, falando das lutas, dos valores e da vida pura dos caboclos expulsos de sua terras.
A relação de Telles com as autoridades políticas era muito próxima, inclusive o deputado federal e ex-governador Esperidião Amim é padrinho de batizado de Vicentinho, que terá o papel a partir de agora de seguir com o legado do pai.
A Prefeitura de Irani, através do prefeito Sivio das Neves, decretou luto por sete dias.
Recentemente o historiador esteve em Matos Costa, mais uma vez ficou marcado na história do Contestado, com a apresentação da OPERETA CABOCLA DO CONTESTADO, com o historiador, pesquisador, músico e folclorista Vicente Telles de Irani SC. Com ele estavam também o músico e filho Vicente de Paula e esposa Nanci Lima, cantora profissional. O evento aconteceu no Centro da Terceira Idade, completamente lotado, por pessoas da cidade, alunos e professores. Prefeito Raul Ribas Neto, primeira dama Sonia Ribas, Vice - prefeito Paulo Camargo e a esposa Cecília Camargo, além de autoridades em geral, visitantes da cidade e de General Carneiro PR. Apresentação cultural fez parte do aniversário de 54 anos do município de Matos Costa. Na abertura do evento, o Prefeito Raul Ribas Neto, fez questão de agradecer ao mestre Vicente e sua equipe de escolher Matos Costa para a abertura oficial da Opereta. Vicente Telles se emocionou com a apresentação de sua música, e na entrevista para esta emissora, ele disse que, estava se sentindo honrado de estar em Matos Costa, diante de tanto carinho de todas as pessoas, pela simpatia e pelo calor humano pelo amor irradiado de energias positivas. "Através de seu rosto JB, para mim é a maior honra de apresentar este trabalho aqui nesta terra, do povo remanescente e, quando eu falo povo remanescente do Contestado, falo daqueles que tombaram na guerra, estamos felizes aqui em Matos Costa, muito obrigado a você, ao prefeito Raul e a todos que nos receberam de braços abertos, com o carinho que somente o povo do Contestado tem". Destacou Vicente. Durante a apresentação, parecia que um filme estava sendo exibido através das palavras e das músicas apresentadas e cantadas.
O historiador ainda juntamente com a Câmara de Vereadores, concedeu ao jornalista desta emissora, João Batista, o Título de Cidadão honorário de Irani SC e ao Prefeito Raul Ribas e outros homenageados.
"Nós perdemos um grande homem, preocupado com a falta de apoio na história do Contestado, com o abandono da região, para mim foi um professor, um amigo, sem dúvida nós perdemos, o Contestado perde e a história sem dúvida ficará com um vazio, mas devemos guardar os moimento e sua história não pode morrer", destaca JB.
O velório está marcado para as 14h na Câmara de Vereadores de Irani. O corpo também será levado para a casa do historiador, onde estão programadas homenagens.
qualquer momento novas informações, sobre o velório e sepultamento.