(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

Contestado.

LANÇAMENTO DE LIVRO E EXPOSIÇÃO.

EVENTO ACONTECEU EM MATOS COSTA SC.

Publicada em 11/05/17 às 14:19h - 961 visualizações

por Rádio Destaque Regional


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Destaque Regional)

NOITE DE AUTÓGRAFOS E LANÇAMENTO DE LIVRO EM MATOS COSTA.

A quarta-feira dia 10 de maio de 2.017, marcou mais uma vez o setor cultural e histórico de Matos Costa SC, com a abertura da exposição fotográfica "Claro Gustavo Jansson: O Fotógrafo do Contestado", junto com o lançamento do livro do mesmo nome, da escritora Rosa Maria Tesser. O evento aconteceu no Centro da Melhor Idade de Matos Costa, iniciou às 19 horas e contou com a presença de autoridades, funcionários, professores, alunos de Matos Costa e General Carneiro PR, além do Vice-Prefeito Paulo Camargo que também representava o Prefeito Raul que se encontrava em viagem.

Depois da apresentação das autoridades, foi realizado uma apresentação com os alunos da Fanfarra Lira do Contestado, conduzida pelo maestro Robson José Castilho, com a Musica  de Villa Lobos o Trenzinho e o Caipira.

O cerimonial foi aberto contando parte da história de Matos Costa, descrita pelo Assessor de Imprensa, João Batista Ferreira dos Santos, seguindo com a apresentação da vida do fotógrafo e da escritora Rosa Maria.

Rosa Maria Tesser pesquisou por quase dois anos e meio a vida do fotografo Claro Gustavo Jansson e seu acervo de 2.5 mil fotografias que retratam diversos momentos da história do Brasil, com destaque a Guerra do Contestado. Atualmente, tem exclusividade na divulgação dessas fotos, autorizada pela filha do fotografo Doroty Jansson. A exposição traz mais de 140 fotos. A iniciativa relembra a passagem da Guerra do Contestado e os 55 anos de emancipação do Município de Matos Costa.

CLARO GUSTAVO JANSSON.

Claro Gustavo Jansson nasceu em cinco de abril de 1.877, na Suécia, com o nome de Klas Gustav. Pouco depois de completar 12 anos, os Jansson imigraram para o Brasil, onde se dedicaram a agricultura no minifúndio. Durante todo o ano de 1.912 residiu em Barracon (Atualmente Bernardo Irigoyen), retornando a União da Vitória e Porto União na véspera do inicio da Guerra do Contestado. Depois disso, adquiriu modernos aparelhos fotográficos para a época, e se dedicou ao ramo. Entre suas fotos está a de uma trincheira dos seguranças da Lumber em Calmon e, a do Coronel João Gualberto de Sá filho, junto com a força pública do Paraná, rumo aos campos de Irani SC, onde morreria em combate com o monge José Maria e seus comandados. Jansson faleceu no dia 10 de março de 1.954, com 77 anos de idade, sendo sepultado em Curitiba (PR), onde residia à maioria de seus filhos. Pela sua trajetória de vida, também lhe foi auferido o título de "O Fotógrafo Viajante".

Dalton Fagundes Secretário de Cultura e Rozeli Bendlin, Secretária de Educação representaram os demais secretários (as) municipais. Usou a palavra a Secretária Rose, que agradeceu a presença da escritora em Matos Costa destacando seu trabalho, o vereador Olini Rodrigues Machado falou em nome da Presidente Danuza e todo o legislativo Matoscostense, afirmando o quão importante é a cultura e história.

O Professor Reinaldo de General Carneiro PR, falou em nome dos professores e alunos, destacando o trabalho do Prefeito Raul e Paulo Camargo, ao tempo em que falou que o Brasil precisa de mais educação e cultura, se gasta tanto em guerras e armas e esquecem-se disso.

Ivan Carlos Schimidt Filho, gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura, destacou o trabalho  da senhora Rosa, afirmando que estão percorrendo todo o estado de SC, desta vez o prazer de estar trazendo a Matos Costa, parte do acervo e falar do trabalho da escritora. Agradeceu a recepção por parte das autoridades e secretários, dizendo que a noite ficará marcada na história.

Já a escritora Rosa Maria Tesser disse que estava feliz de estar em Matos Costa, citando ser descendente destas terras, afirmando que foi embora de Irani SC ainda muito jovem, mas nunca se esqueceu de suas raízes. "Parabenizo a administração, depois de quatro anos que retorno aqui, senti e percebi uma evolução muito grande, pela nova UBS,  escola nova e tantas outras obras aqui realizadas, sinto que aqui senhor Paulo Camargo,  para vocês o que vale em primeiro lugar é o ser humano". Destacou Rossa Tesser.

 A escritora falou também que está levando este material histórico para os jovens e adultos, ao tempo em que estava feliz em ver tantos jovens presentes no local, afirmando que é uma história voltada para todas as idades. Rosa ainda falou que poderá levar a exposição a General Carneiro, Palmas e União da Vitória no estado do Paraná. "Gostei tanto daqui que em breve votarei a Matos Costa para presentear este município com 30 pôsteres para que fique como patrimônio do Município." Afirmou a escritora.

Rossa Tesser disse estar emocionada por estar em Matos Costa, agradeceu a Secretária Rozeli, Dalton Fagundes, ao Prefeito Raul e Paulo Camargo pelo apoio e as pessoas que auxiliaram na exposição, afirmando que todo o carinho que ela lava consigo é  referencia a uma cidade onde foi muito bem recebida.

O Vice-Prefeito em sua fala, disse que é uma honra estar ao lado de pessoas queridas, pessoas que lutam pela história, destacou a parceria com o prefeito Raul, afirmando que além do povo a administração tem um carinho especial também pelas crianças.  "É uma história de quatro anos e três meses que iniciamos e está dando certo, meu companheiro Raul é um homem que "corre" atrás de recursos e benefícios para o município, somos gratos também quando uma pessoa da sua categoria, historiadora, pesquisadora, nos traz centenas de fotos de um fotografo que registrou a Guerra do Contestado e outros momentos, estamos honrados em recebê-los aqui, além das pessoas aqui presentes, pessoal de General Carneiro PR, sempre prestigiando nosso trabalho". Disse Camargo. Ele finalizou afirmando: "De coração leve um abraço de um agricultor e de um professor e do povo de Matos Costa". Finalizou Paulo Camargo.

Na seqüência foi realizada a noite de autógrafos e vista à exposição que permanece aberta a visitação até quinta-feira dia 25 de maio no Centro da melhor idade, com entrada franca.

A exposição que teve inicio em 2.016, segue em circuito de exibições  em diversas cidades catarinenses,. O Projeto é da Fundação Catarinense de Cultura, órgão vinculado a Secretaria de estado de Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com os municípios receberão a amostra, como foi o caso de Matos Costa SC.

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1194582
Usuários Online: 254
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,