ENTREGA DO RESTAURO DO CREMATÓRIO DE PERDIZINHAS.
No domingo dia 13 de março de 2.016, mais um momento marcante, nos 100 anos do Genocídio na Guerra do Contestado, aconteceu no município de Lebon Régis SC, propriamente em Perdizinhas onde existe um crematório, local onde pessoas eram mortas e queimadas, sendo criança, mulheres, homens e idosos. No dia 12, aconteceu na Serra da Boa Esperança, terra de Maria Rosa, um dia em prol do Contestado, com missa caboclo, almoço comunitário, palestra e debate com pesquisadores, historiadores e escritores. Durante missa de recomendação dos corpos que foram queimados, no local, número que ultrapassam 300 pessoas, houve muita emoção do início ao fim.
Segundo Cris Burato, autora da foto, ela cita que: "A finalização se deu com o ato da Recomenda desses mortos durante a missa cabocla. Só temos que agradecer a essa comunidade por compartilhar desse momento histórico. Carregado de felicidade pela finalização do árduo trabalho, e também de muita tristeza por relembrar a história dos seus antepassados. A história desse povo caboclo e da Guerra do Contestado saindo aos poucos da invisibilidade legada pela história oficial". Destacou a estudante.
Já o professor Nilson Fraga, destacou que os proprietários foram homenageados com uma placa e no local também foi colocado uma nova placa, explicando mais dados. Ele cita ainda que o Padre que realizava a recomendação dos corpos durante a missa, chorou copiosamente, levando todos os presentes a se emocionar com a história. Em breve o professor vai repassar para a imprensa um relato dos acontecimentos no município. A Rádio Destaque Regional, Grupo Resgate apoia e parabeniza a todos os envolvidos pelas ações.